Empoderando a sociedade: 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil

O PROJETO

Sobre o projeto

Com a finalidade de saudar as seis décadas do ensino de Arquivologia no Brasil, esta ação extensionista consiste na exposição Empoderando a sociedade: os 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil, que objetiva visibilizar e refletir sobre a importância dos arquivos e dos arquivistas como estimuladores da cidadania e propulsionadores do desenvolvimento regional e nacional.

A exposição integra a programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional em parceria com o Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

Aprovado em março de 2020, o projeto prevê dois módulos de trabalho. O primeiro destina-se à concepção, criação e desenvolvimento da Exposição Virtual, via Internet. O segundo, prevê a realização de uma Exposição Itinerante.

A exposição busca alcançar a comunidade estudantil de diferentes níveis formativos, além de profissionais ligados à Arquivologia.

O projeto visa auxiliar na compreensão sobre quem é o arquivista e mostrar o real poder dos arquivos e sua importância enquanto “arsenais de responsabilidades”, sobretudo em um contexto histórico marcado por fenômenos ainda incompreendidos, como as chamadas fake news e a necessidade de combate à corrupção.

— Objetivos

Esta ação extensionista tem como objetivo geral proporcionar um espaço de reflexão e visibilidade a respeito da importância dos arquivos e dos profissionais vinculados à Arquivologia em relação ao acesso à informação, ao fomento à transparência pública e ao desenvolvimento da sociedade brasileira, por meio da realização de uma exposição itinerante sobre os 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil.

Como objetivos específicos, visa: a) Realizar pesquisa em fontes e acervos documentais para selecionar materiais que contemplem as fases, as conquistas e a importância da área arquivística: o ensino, os arquivos e os arquivistas. b) Produzir materiais textuais e recursos audiovisuais a serem utilizados na montagem da exposição; c) Fortalecer uma cultura de aproximação promovendo a interlocução entre profissionais e estudantes da área arquivística e a sociedade de Santa Maria, cidade pioneira no ensino de Arquivologia em todo o País.

— Resultados esperados

Espera-se que por meio da exposição ‘Empoderando a sociedade: os 60 anos do ensino de Arquivologia no Brasil’ seja possível fortalecer uma cultura de aproximação e interlocução da Arquivologia e do Curso de Arquivologia da UFSM com a comunidade estudantil e profissional: proporcionar a estes públicos não apenas novas informações e conhecimentos, mas que os mesmos, em diferentes níveis, entendam, reconheçam e valorizem os arquivos e sua função social, e os arquivistas como profissionais da informação, agentes importantes e que estão presentes no seu cotidiano.

— UFSM/FIEX 2020

Projeto de Extensão registrado sob o nº 053809. Contemplado com recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da Universidade Federal de Santa Maria (Edital 01/2020).

REALIZAÇÃO: